quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Download Linux - 16ª Semana

Abaixo a lista dos links onde você pode fazer o download da sua distribuição GNU/Linux predileta. Se você tem dúvidas sobre qual delas escolher, leia nosso guia introdutório de GNU/Linux


Arch Bang
ArchBang é uma distribuição GNU/Linux simples que fornece a você um leve sistema Arch Linux combinado com o gerenciador de janelas Openbox. Adequado tanto para desktop e sistemas portáteis - É rápido, estável e sempre atualizado. 

Você pode personalizar a instalação para atender às suas necessidades e aproveitar os vastos recursos e conhecimentos da comunidade Arch Linux. 

A página de download tem links para ambos os 32 e 64 bits, de arranque como um live CD/USB - permitindo que você facilmente testá-lo antes de fazer uma instalação completa. 

Experimente-o agora, temos certeza que você vai se surpreender com o que ArchBang Linux tem para oferecer! 



Arch Linux
Arch Linux é uma distribuição Linux fundada por Judd Vinet e é otimizada para processadores i686 (Pentium Pro, II etc e AMD compatíveis). Judd inspirou-se em uma distribuição chamada CRUX. 

Arch é uma distribuição rolling release, ou seja, o sistema é atualizado continuamente. Você obterá acesso às novas versões simplesmente mantendo o sistema atualizado através do gerenciador de pacotes. Utiliza o Pacman (Package manager - gerenciador de pacotes) que torna fácil a tarefa dos usuários personalizarem o sistema. 

O número de fiéis usuários tem crescido devido as suas inúmeras qualidades e sua filosofia de desenvolvimento. 



BackBox
Backbox Linux é uma distribuição baseada no Ubuntu, desenvolvido para executar testes de penetração e realizar avaliações de segurança. Projetado para ser rápido, fácil de usar e fornecer um ambiente desktop completo graças ao seu repositório de software próprio, sempre atualizado para as últimas versões estáveis das mais conhecidas e utilizadas ferramentas de "hacking ético". 

Pode ser iniciada diretamente pelo CD. 



Backtrack
Backtrack , distribuição com foco em testes de seguranças e testes de penetração (pen tests), muito apreciada por hackers e analistas de segurança, podendo ser iniciado diretamente pelo CD (sem necessidade de instalar em disco), mídia removível (pendrive), máquinas virtuais ou direto no disco rígido. 



Big Linux
O Big Linux é uma distribuição Linux Desenvolvida por Bruno Gonçalves e Outras baseada no Kurumin, Knoppix e Kanotix. Atualmente, o Big Linux também é capaz de utilizar os repositórios do Ubuntu. É uma distribuição estável, cujo principal enfoque são os Desktops. 

O Big Linux é uma distribuição completa, que inclui diversos programas e ferramentas enfocando o seu uso em Desktops, mesclando praticidade, segurança, estabilidade e beleza, num ambiente estável e personalizável. 



CentOS GNU/Linux
CentOS é uma distribuição Linux de classe Enterprise derivada de códigos fonte gratuitamente distribuídos pela Red Hat Enterprise Linux e mantida pelo CentOS Project. 

CentOS Linux proporciona um grande acesso aos softwares padrão da indústria, incluindo total compatibilidade com os pacotes de softwares preparados especificamente para os sistemas da Red Hat Enterprise Linux. Isso lhe dá o mesmo nível de segurança e suporte, através de updates, que outras soluções Linux Enterprise, porém sem custo. 



Coyote Linux
Coyote Linux é uma pequena distribuição GNU/Linux desenvolvida pela Vortech Consulting contendo apenas os serviços necessários para transformar um computador em um roteador de rede ou firewall. 



Debian GNU/Linux
Debian é uma das distribuições Linux mais antigas e populares. Ela serviu de base para a criação de diversas outras distribuições populares, tais como Ubuntu e Kurumin. Como suas características de maior destaque podemos citar:
Sistema de empacotamento .deb;
Apt-get, que é um sistema de gerenciamento de pacotes instalados mais práticos dentre os existentes (se não o mais!);
Sua versão estável é exaustivamente testada, o que o torna ideal para servidor (segurança e estabilidade);
Possui um dos maiores repositórios de pacotes dentre as distros (programas pré-compilados disponíveis para se instalar).




Fedora GNU/Linux
Fedora é uma das mais populares e estáveis distribuições Linux que existem atualmente. Ele era, no começo, um fork para a comunidade, liberado e mantido pela gigante Red Hat que, na época, estava fechando seu sistema e concentrando-se no mercado corporativo. Isso significa que, desde o princípio, o Fedora já contava com o que há de mais moderno em tecnologia de software, assim como também contava com uma das mais competentes e dedicadas equipes em seu desenvolvimento. Se o que você procura é uma distribuição com poderes de ser um servidor estável, mas com as facilidades das ferramentas de configuração gráficas, ou se, simplesmente, deseja um desktop mais robusto, o Fedora será a sua melhor escolha. 



FreeBSD
O FreeBSD é um sistema operacional livre do tipo Unix descendente do BSD desenvolvido pela Universidade de Berkeley. 

Está disponível para as plataformas Intel x86, DEC Alpha, Sparc, PowerPC e PC98 assim como para as arquiteturas baseadas em processadores de 64bits IA-64 e AMD64. 

Considerado como robusto e estável, geralmente é utilizado em servidores, como de Internet ou Proxies, mas também pode ser utilizado como estação de trabalho. 



Gentoo GNU/Linux
Gentoo Linux é uma metadistribuição baseada no sistema gerenciador de pacotes portage. A nomenclatura usada no desenvolvimento do sistema e seus produtos é inspirada na espécie de pinguim Gentoo. O gerenciamento de pacotes no Gentoo é desenhado para ser modular, portátil, fácil de manter, flexível e otimizado para a máquina usuária. Diferentemente da maioria das distribuições de software, normalmente os pacotes são compilados a partir do código fonte, mantendo a tradição dos ports (em inglês) nos sistemas BSD, embora por conveniência, alguns pacotes grandes são disponibilizados também como binários pré-compilados para várias arquiteturas. 

O Gentoo descreve-se como uma metadistribuição, "devido a sua adaptabilidade quase ilimitada". 



LinuxMint
Linux Mint é uma distribuição de Linux baseada no Ubuntu, com o qual é totalmente compatível e partilha os mesmos repositórios. Diferencia-se do Ubuntu por incluir drivers e codecs proprietários por padrão e por alguns recursos que permitem fazer em modo gráfico configurações que no Ubuntu são feitas de modo texto. 

Utiliza por padrão o desktop Gnome modificado, com um menu no painel inferior junto à barra de tarefas, similar ao menu K do KDE. O propósito da distribuição é providenciar um sistema Linux que funcione "out-of-the-box"; isto é, esteja pronto para uso assim que terminar a instalação. Dessa maneira, o único trabalho do usuário será o de personalizar a aparência, se desejar, e instalar programas extra, caso necessite. 



Lubuntu
Lubuntu é um projeto derivado do Ubuntu, uma distribuição do sistema operacional GNU/Linux. Seu diferencial está em seu desenvolvimento, que foca netbooks, dispositivos móveis e os micros mais antigos, com menos de 256 MB de RAM. 

A interface utilizada é o LXDE, que segue os mesmos padrões gráficos do KDE, mas apesar de ser para micros mais velhos ou com pouco poder de processamento, não significa que o ambiente seja sem efeitos visuais, pelo contrario, ele possui efeitos visuais bons. 

Mais informações (inglês): http://lubuntu.net/ | https://wiki.ubuntu.com/Lubuntu



Mageia
Distribuição de origem francesa criada por ex-funcionários e colaboradores da Mandriva Linux. Ao contrário do Mandriva, que é uma entidade comercial, o projeto Mageia é um projeto da comunidade e uma organização sem fins lucrativos cujo objetivo é desenvolver um sistema operacional livre baseado em Linux. 

A distribuição vêm apresentando um crescimento acentuado de acordo com o Hit Ranking do site Distrowatch.com



Mandriva GNU/Linux
Mandriva Linux é uma das maiores distribuições Linux da atualidade, nasceu da fusão entre o antigo Mandrake Linux e a brasileira Conectiva. 

A Empresa Francesa Mandriva se dedica à distribuição e suporte do sistema operacional Mandriva Linux, tem sua sede administrativa em Paris e um centro de desenvolvimento em Curitiba no Brasil, o laboratório brasileiro recebe o nome de Mandriva Conectiva, a Mandriva também possui um escritório em San Diego nos Estados Unidos. O Mandriva Linux conta também com um grande número de contribuidores pelo mundo, o público-alvo do Mandriva Linux engloba usuários iniciantes no mundo Linux assim como usuários com mais experiência. 



Manjaro Linux
Manjaro Linux nasce na Europa com uma equipe de desenvolvedores jovens que oferece uma distribuição GNU/Linux baseada nos pacotes estáveis do Arch Linux, tornando-o 100% compatível com essa distribuição. Embora o Manjaro Linux não seja um Arch Linux, segundo Philip Müller, o objetivo dele é oferecer uma alternativa simples aos usuários que gostam das características do Arch Linux como a sua velocidade, os seus pacotes sempre atualizados, a sua leveza e o seu princípio KISS/Rolling Release. 

Ademais essa distribuição apresenta um visual moderno e agradável, com um instalador simples e que usa o cada vez mais popular escritório XFCE como ambiente gráfico padrão. Todavia a equipe também oferece o Manjaro Linux com os escritórios KDE, Gnome/Cinnamon, OpenBox e outros ambientes gráficos. 



Matriux GNU/Linux
É uma distribuição de segurança, caracterizando-se inteiramente em ferramentas gratuitas, poderosas e open source que podem ser usadas para os mais diversos fins, como por exemplo, testes de penetração, para hackers éticos, para adminstração de sistemas e rede, para investigações forenses de crimes cybernéticos, análise de vulnerabilidades e muito mais. É uma distribuição projetada para profissionais e entusiastas em segurança, embora possa ser usado normalmente como seu sistema desktop padrão, Matriux possui essa flexibilidade. 

Com Matriux você pode transformar qualquer sistema desktop em um poderoso conjunto de ferramentas de testes de penetração sem ter que instalar nenhum software em seu HD (Hard Disk). Matriux foi projetado para funcionar em um ambiente com um LiveCD/DVD ou com pendrive, podendo também ser instalado em seu disco rígido em apenas algumas etapas. Matriux também inclui um conjunto de ferramentas para forense e recuperação de dados que podem ser usadas para investigações e análises forenses e recuperação de dados. 



openSUSE GNU/Linux
openSUSE Linux é a versão livre do belíssimo sistema operacional Novell SuSE. Além de se comportar de forma muito estável e robusta como servidor, também é muito poderoso quando o assunto é desktop. 

Seu diferencial é o famoso YaST (Yeah Another Setup Tool), um software que centraliza todo o processo de instalação, configuração e personalização do sistema Linux. Podemos dizer que esta é uma das cartas-mestre do SuSE, pois pode se comparar ao painel de controle do Windows. 



Sabayon Linux
Sabayon Linux é um sistema baseado no Gentoo. Porém engana-se quem pensa que o Sabayon é um "Gentoo Full". Na verdade a semelhança entre o Sabayon e o Gentoo é basicamente o uso do Emerge. Fora isso, Sabayon tem uma filosofia completamente diferente do Gentoo. Seria mais como uma mistura de Gentoo, Debian e Red Hat. 

Sabayon é identificado por duas características: grande quantidade de aplicativos e beleza. É uma das distribuições mais usadas do mundo. Parte do seu sucesso se deve a sua característica de ter uma grande quantidade de aplicativos nativos, incluindo vários jogos 3D. 



Slackware GNU/Linux
Slackware Linux, junto com Debian e Red Hat, é uma das distribuições "pai" de todas as outras. Idealizada por Patrick Volkerding, Slack - apelido adotado por sua comunidade de usuários - tem como características principais leveza, simplicidade, estabilidade e segurança. 

Embora seja considerada por muitos uma distribuição difícil de se usar, voltada para usuário expert ou hacker, possui um sistema de gerenciamento de pacotes simples, assim como sua interface de instalação, que é uma das poucas que continua em modo-texto, mas nem por isso se faz complicada. 



Ubuntu GNU/Linux
Ubuntu é uma das distribuições Linux mais populares da atualidade e isso se deve ao fato dela se preocupar muito com o usuário final (desktop). Originalmente baseada no Debian, diferencia-se além do foco no desktop, em sua forma de publicação de novas versões, que são lançadas semestralmente. 



Zenwalk
Zenwalk (antigo MiniSlack) é uma distribuição Linux para computadores antigos fundada por Jean-Philippe Guillemin. É baseada no Slackware, mas cada vez mais se vem distinguindo dele, mas mantendo a compatibilidade com o mesmo. O ZenWalk necessita de apenas 128 MB de memória RAM e de um processador Intel Pentium III. Pode também ser rodado diretamente do CD. É uma excelente opção para quem tem computadores ou notebooks antigos. 

Há quatro versões disponíveis: Standard, que é a versão "normal" para desktops e notebooks; Core, que é um ponto de partida para construir um sistema personalizado; Live, que pode ser rodada no CD e Server, que é optimizada para servidores. 



Kurumin
O Kurumin foi uma distribuição Linux desenvolvida pela equipe do Guia do Hardware e colaboradores, com o objetivo de ser um sistema fácil de usar, voltado especialmente para iniciantes e ex-usuários do Windows. Originalmente o Kurumin foi desenvolvido com base no Knoppix, passando em seguida a utilizar também componentes do Kanotix e outros projetos, além de ser baseado nos pacotes do Debian. Todos os componentes e scripts usados são abertos, o que possibilitou também o surgimento de versões modificadas do sistema. 

Apesar de ter feito um grande sucesso e ter sido durante algum tempo uma das distribuições mais usadas no país, o projeto acabou falhando em atrair um grupo de desenvolvedores interessados em participar de forma ativa do desenvolvimento. Este e outros fatores (entre eles a justificada cobrança em torno de novos recursos e melhorias) acabaram fazendo com que o projeto fosse descontinuado em janeiro de 2008. 

O Kurumin 7.0r3, disponível em alguns dos mirrors, é uma versão com pequenas atualizações, sincronizada em relação aos repositórios do Debian Etch. Se você já está utilizando o Kurumin 7, pode atualizar o sistema via apt-get, sem necessidade de instalar a nova versão. 



Salix Linux
Salix é uma distribuição baseada em Slackware que é simples, rápida e fácil de usar. Salix é compatível com Slackware, para que utilizadores de Slackware possam usufruir dos repositórios Salix. Como o bonsai, Salix é pequeno, leve e o produto de ínfimo cuidado. 



Satux Linux
Sistema operacional 100% brasileiro baseado em software livre - tem como objetivo trazer inovação, praticidade, segurança e diversão, tornando sua experiência no mundo digital inigualável. 

O Satux disponibiliza até quatro ambientes de trabalho para organizar melhor suas atividades, além de uma interface simples e intuitiva, sem perder a qualidade gráfica que conta com recursos 3D e aplicativos interativos. 

O mundo digital oferece inúmeras ferramentas que auxiliam suas tarefas diárias como consultar saldo bancário, realizar transações, compras on-line, troca de arquivos, entre outros. Para que você possa usufruir tudo isso é preciso ter segurança, e o Satux® oferece o suporte necessário para que suas tarefas sejam executadas de forma segura. 



Metamorphose Linux
O Metamorphose é um sistema operacional completo, voltado para usuários iniciantes ou avançados; Nele você encontra mais de 150 aplicativos, incluindo, jogos (emuladores, games 3D e educativos), editores (HTML, animação, vídeo e áudio) e ainda conta com uma grande gama de aplicativos voltados para areá de multimídia e escritório. 

Todos esses recursos podem ser usados rodando o sistema via LIVE-CD, sem alterar nada no seu sistema instalado no HD, ideal para iniciantes em Linux. Você também tem a opção de instala-lo no HD, com um assistente de instalação muito pratico e fácil. 



BrazilFW
O BrazilFW Firewall and Router é uma mini distribuição Linux que destina a ser um firewall e roteador. Ele é o sucessor do Coyote Linux, iniciado originalmente por Joshua Jackson, e descontinuado na versão 2.24, em Agosto de 2005. 

Adotado por Claudio e Marcelo - Brazil, eles continuaram o desenvolvimento sobre o nome de BrazilFW. Tanto o Coyote Linux 2.x quando o BFW 2.x tem como base o Kernel Linux 2.4x. 

A versão 3.x (em fase de desenvolvimento) do BFW utiliza o Kernel Linux 2.6x. O usuário Erythros chegou a desenvolver uma versão 3.x, mas logo depois abandonou-a. 

Em Maio de 2008, o Woshman utilizando o projeto Linux From Scratch começa a escrever a versão 3.x do zero. O BFW 2.x é uma continuação do Coyote 2.x, mas já o BFW 3.x é uma mini distribuição linux totalmente nova. 

Ambas as versões do BrazilFW contam com uma gama de addons (utilitários diversos compilados e com interface projetada para rodar nesta distro) que podem ser instalados no BrazilFW para os mais variados propósitos. 

O BrazilFW conta com um portal e um fórum próprios, sendo o fórum divido em 3 línguas (Português BR, Espanhol e Inglês). 

Maiores informações em: http://www.brazilfw.com.br



Chakra Linux
O Chakra Linux foi criado no interior da Freenode, onde alguns desenvolvedores do KDEmod se reuniam para discussões sobre GNU/Linux. Em um desses encontros resolveram criar um pequeno LiveCD baseado no Arch Linux e com o passar do tempo o Chakra Linux tomou uma outra direção tornando uma distribuição fácil de instalar e usar. Seguindo a filosofia KISS, o Chakra Linux é super flexível na sua usabilidade, que tenta manter as coisas o mais simples possível. 

É uma distribuição do sistema operacional GNU/Linux, desenvolvida para ser usada em desktops ou portáteis com arquitetura de 64bits (x86_64). O seu foco principal é no ambiente gráfico KDE e nos aplicativos desenvolvidos em Qt para manter seu sistema limpo de aplicações GTK. O Chakra Linux é half-rolling, onde as releases se baseam no KDE, isto significa que a cada nova versão do KDE haverá um novo release da distribuição. 



Epidemic Linux
Distro brasileiríssima, baseada no Debian Squueze, excelente para novatos e "cascudos", vem sendo continuamente atualizada e já está na versão 3.2B1, lançada recentemente. 

Vocês podem observar a qualidade do Epidemic pelo primor de site, que segue anexo: http://www.epidemiclinux.org/



Puppy Linux
Puppy Linux é uma distribuição Live CD Linux iniciada por by Barry Kauler. Puppy é muito pequeno, e desenvolvido para ser seguro, fácil de usar e completamente customizável. Todo o sistema operacional e todos os outros aplicativos rodam da memória RAM. 

Há algumas aplicações inclusas tais como SeaMonkey/Mozilla, AbiWord, Sodipodi, Gnumeric, e Gxine/Xine. Há ainda a possibilidade de ser adicionar aplicações, com a ferramenta Setup, adicionar e remover. A distribuição foi desenvolvida do zero, não é baseada em nenhuma outra distribuição. 



Damn Small Linux
Sistema operacional livre, Damn Small Linux é uma mini-distribuição. Designada para executar aplicativos gráficos em computadores antigos, esta distribuição é muito pequena, possuindo apenas 50 MB de arquivos de instalação. 

Damn Small Linux foi originalmente desenvolvido como um experimento para verificação de quantos sistemas funcionais preenchiam um live CD de somente 50 MB. Porém, com o tempo esta distribuição cresceu e se tornou um projeto concreto, com centenas de horas de desenvolvimento. 

Pequeno, porém completo! 

Com uma área de trabalho completa, esta distribuição possui aplicativos escolhidos com o melhor equilíbrio entre funcionalidade, tamanho e velocidade. Entre os principais aplicativos estão o tocador de músicas XMMS, o Firefox, o Xpdf, os editores Vim e Nano, o mensageiro Naim, o processador de texto Ted, clientes FTP e DHCP, entre outros. 



quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Dennis Ritche - Criador do Unix - 15° Semana

No início dos anos 70 desenvolveu, juntamente com Ken Thompson o sistema operativo UNIX. Para o efeito, desenvolveu a linguagem de programação C por melhoramento e aperfeiçoamento da linguagem B inicialmente criada por Ken Thompson.

Quer o sistema operativo Unix quer a linguagem de programação C constituíram feitos importantíssimos para o desenvolvimento da tecnologia computacional. sistema operativo Unix pode ser encontrado (nas suas variadas formas eversões) em milhares de máquinas funcionais em todo o mundo e, é considerado e respeitado como o sistema operativo de eleição para determinadas aplicações e serviços de rede. A linguagem C continua - e deverá continuar - a ser utilizada como uma das mais completas linguagens estruturadas procedimentais permitindo a construção de código eficiente que em custo de memória que em velocidade de execução. É utilizada por programadores de todo o mundo em múltiplas áreas de desenvolvimento e existem compiladores disponíveis para quase todas as plataformas imagináveis.


Dennis Ritchie lidera uma equipa de investigação na Bell Labs dedicada trabalhos sobre sistemas operativos distribuídos e linguagens distribuídas assim como hardware de encaminhamento e computação. O seu grupo desenvolveu durante a década de 90 dois sistemas operativos, o Plan 9 (1995) e o Inferno(1996). Foi galardoado com vários prêmios e medalhas da ACM e IEEE assim como de outras instituições americanas e internacionais pelos seus contributos para as ciências e tecnologias computacionais - nomeadamente pelo seu trabalho no Unix e na linguagem C. Em abril de 1999 recebeu a U. S. National Medal of Technology juntamente com o seu companheiro do Unix, Ken Thompson.

No início dos anos 70 desenvolveu, juntamente com Ken Thompson o sistema operativo UNIX. Para o efeito, desenvolveu a linguagem de programação C por melhoramento e aperfeiçoamento da linguagem B inicialmente criada por Ken Thompson.


Quer o sistema operativo Unix quer a linguagem de programação C constituíram feitos importantíssimos para o desenvolvimento da tecnologia computacional. sistema operativo Unix pode ser encontrado (nas suas variadas formas eversões) em milhares de máquinas funcionais em todo o mundo e, é considerado e respeitado como o sistema operativo de eleição para determinadas aplicações e serviços de rede. A linguagem C continua - e deverá continuar - a ser utilizada como uma das mais completas linguagens estruturadas procedimentais permitindo a construção de código eficiente que em custo de memória que em velocidade de execução. É utilizada por programadores de todo o mundo em múltiplas áreas de desenvolvimento e existem compiladores disponíveis para quase todas as plataformas imagináveis.

Dennis Ritchie lidera uma equipa de investigação na Bell Labs dedicada trabalhos sobre sistemas operativos distribuídos e linguagens distribuídas assim como hardware de encaminhamento e computação. O seu grupo desenvolveu durante a década de 90 dois sistemas operativos, o Plan 9 (1995) e o Inferno(1996). Foi galardoado com vários prêmios e medalhas da ACM e IEEE assim como de outras instituições americanas e internacionais pelos seus contributos para as ciências e tecnologias computacionais - nomeadamente pelo seu trabalho no Unix e na linguagem C. Em abril de 1999 recebeu a U. S. National Medal of Technology juntamente com o seu companheiro do Unix, Ken Thompson.


Conheça Linus Torvalds, o criador do Linux - 15° Semana


Linus Benedict Torvalds. (Foto: Reprodução)


"Lá fora as pessoas só conseguiam caminhar completamente agasalhadas, e por pouco tempo". Fazia muito frio quando Linus Benedict Torvalds, o grande guru da comunidade do Código Aberto, nasceu em uma maternidade de Helsinque, capital da gelada Finlândia, em 1969. Vinte e oito de dezembro é o auge do inverno no hemisfério norte.
Apesar de finlandês, Linus Torvalds nasceu em uma comunidade cuja língua é a do país vizinho: Suécia. O pequeno menino loiro foi criado em uma região de nome impronunciável, Finlandssvensk, que representa apenas 6% da população da Finlândia.
Naquele lugar, todos falam sueco, idioma que guarda certas semelhanças com a língua oficial. Hoje em dia, Torvalds mora junto da mulher e de seus três filhos nos Estados Unidos, na cidade de Santa Clara, Califórnia, localizada no centro do Vale do Silício, onde estão as sedes da Intel, Sun Microsystems, NVIDIA e muitas outras companhias famosas de alta tecnologia.
A história de Torvalds com a computação começou por acaso, logo cedo, por culpa de um avô totalmente inocente nas novidades dessa ciência. O matemático e professor universitário comprou um computador "Commodore" e pediu a ajuda do neto de 11 anos para usá-lo. Torvalds ficou tão fascinado com a engenhoca que passou o resto do verão de 1980 em frente a novidade, desenvolvendo o que restava do sistema.
Torvalds nem sonhava que sua invenção se tornaria tão grande. O programador diz que só criou o sistema por pura diversão e nunca imaginou a fama e o dinheiro que o Linux o daria. (Foto: Reprodução)
Poucos anos depois, o curioso adolescente compraria uma máquina da IBM e começaria profissionalmente a mudar os rumos da computação mundial. Em seu livro autobiográfico, Just For Fun, Torvalds diz que foi a impaciência e o fato de nunca estar contente com o sistema que usava que fez com ele criasse o Linux. A primeira versão do programa foi batizada originalmente deFreax , um jogo de palavras com Free e Unix - um sistema que precedeu a criação.
Com apenas 22 anos, em 1991, enquanto cursava Ciência da Computação na Universidade de Helsinque, o finlandês Torvalds decidiu compartilhar com amigos e programadores o sistema operacional que havia criado. E entrou para a história.
Torvalds nem sonhava que sua invenção se tornaria tão grande. O programador diz que só criou o sistema por pura diversão e nunca imaginou a fama e o dinheiro que o Linux o daria. "Quando liberei o Linux no outono de 1991 [mais precisamente, em 17 de setembro], eu já vinha programando ao longo de uma boa parte da minha vida, e o fazia por diversão”, disse Torvalds em entrevista a um site.
O sistema operacional Linux cresceu tanto que já é um dos mais usados do mundo. Os dados são imprecisos, mas estima-se que no Brasil cerca de 3,5% dos computadores usam o sistema finlandês Open Source. Número que já é suficiente para Torvalds classificar o Windows, líder no mercado, de insignificante e cravar: o futuro pertence ao Código Aberto.
E parece que Torvalds tem mesmo certa razão. O Linux cresce desde que foi criado e recebe ajuda de hackers do Minix, um dos antigos sistemas que ajudaram a formar a base do atual. Atualmente, Torvalds recebe contribuições de milhares de programadores dos mais diversos locais do mundo.
Apesar de inesperado para seu criador, o Linux rendeu muitos títulos a Torvalds. Em 1997, Torvalds recebeu os prêmios "1997 Nokia Foundation Award'y" e "Lifetime Achievement Award at Uniforum Pictures". Ano em que também terminou o curso universitário depois de nove anos. No meio acadêmico, Torvalds somou uma década como estudante e investigador na Universidade de Helsinki, coordenando o desenvolvimento do núcleo do S.O. desde 1992.
No mercado profissional, Torvalds ainda trabalhou, entre 1997 e 2003, em uma empresa que fabricava processadores, a Transmeta. Em 2011, o programador finlandês começou a prestar serviço também para a Open Source Development Labs (OSDL), uma fundação criada para ajudar no desenvolvimento do núcleo Linux, como há algumas outras espalhadas pelo mundo. Da OSDL também fazem parte outras grandes empresas do ramo da informática, como IBM, Sun e Nokia.
Torvalds não sabia que sua criação iria unir mega-empresas e se desenvolver tanto, afinal o Linux surgiu de uma brincadeira de criança, e depois, sem pretensão, chegou ao mercado para seu criador obter alguns comentários e o feedback de sua produção. Quem diria. Agora Linus Benedict Torvalds é inspiração para vários outros jovens, que sonham em ser grandes nomes da computação.





quarta-feira, 6 de novembro de 2013

UNIX dentro das empresas - 14ª Semana

7 de cada 10 projetos que participo na implementação ou suporte utilizam Linux como sistema operacional, os 3 restantes utilizam Windows, alguma distribuição de Unix ou são relativos a redes.

Essa proporção é muito diferente do que há 10 anos atrás, onde projetos para implementação de servidores Unix dominavam o mercado, seguidos por projetos de implementação com Windows. Uma coisa de lá para cá não mudou, as distribuições Unix mais adotadas pelo mercado brasileiro ainda são: Sun Solaris (agora denominada Oracle America® Solaris™), AIX, HP-UX e Tru64.

Quando você vai a um grande datacenter com os seus milhares de servidores e pergunta: quais sistemas operacionais UNIX você utilizam aqui? Você ouvirá Sun solaris ou AIX em mais de 80% dos casos, e dou uma porcentagem maior ao Solaris, pois em todas as empresas que eu tive passagem como Embratel, Telefônica e GM, eu só dava suporte ao imenso parque Sun Solaris deles. Existem algumas empresas no Brasil que utilizam HP-UX e Tru64(conheço a TIM).

O motivo pelo qual a maioria das empresas brasileiras utilizam Sun Solaris ou AIX em seus datacenter está relacionado diretamente ao valor do hardware e sua capacidade, o hardware da Sun foi o mais barato durante muito tempo, onde o Sun Solaris era oferecido praticamente de graça, até pouco tempo atrás era possível fazer o download do Sun Solaris, mas após a compra da Sun pela Oracle, tudo mudou.

Logo atrás vem o AIX, um dado interessante é que a Telefônica do RJ usava Solaris até um tempo atrás, já a Telefônica de SP utilizava AIX, e grande parte do sistema de front-office da VIVO utiliza o AIX como base para diversos dos seus sistemas.

A IBM está desenvolvendo a versão 7 que atrás uma série de novas funcionalidades, muitas delas voltadas a virtualização. Até hoje há uma brincadeira que diz que um administrador AIX só precisa utilizar a ferramenta Smit para administrar todo um ambiente, e isso não é mentira, a IBM criou na minha opinião, a melhor ferramenta de centralização de administração UNIX de todos os tempos, com o Smit é possível executar mais de 95% de todas as funções administrativas e de suporte de um ambiente UNIX, sem ele, os administradores AIX ficam perdidos.


Olhem como é o Smit
Você já devem ter ouvido que UNIX é tudo igual, se administro Sun Solaris eu consigo administrar um AIX. Pois bem, digo-lhes que não é bem assim, isso devido a grande diferença de comandos e particularidades que cada uma destas distribuições possui. Há umredbook desenvolvido pela IBM para facilitar a migração de administradores Sun Solaris para o mundo IBM, devido a grande diferença entre estas duas distribuições.

HP-UX e Tru64 são duas distribuições que vocês acham em pouquíssimas empresas, nem há muitos administradores para estas duas distribuições no mercado, isso porque o hardware para suporta-los era muito caro em comparação com Sun Solaris e AIX, não sei como está hoje.

O UNIX possui mais de 40 anos e abaixo segue uma lista com as distribuições existentes hoje baseadas nele:

1BSD
2BSD
3BSD
4BSD
4.4BSD Lite 1
4.4BSD Lite 2
386 BSD
Acorn RISC iX
Acorn RISC Unix
AIX
AIX PS/2
AIX/370
AIX/6000
AIX/ESA
AIX/RT
AMiX
AOS Lite
AOS Reno
AppleTV
ArchBSD
ASV
Atari Unix
A/UX
BOS
BRL Unix
BSD Net/1
BSD Net/2
BSD/386
BSD/OS
CB Unix
Chorus
Chorus/MiX
Coherent
CTIX
CXOs
Darwin
Debian GNU/Hurd
DEC OSF/1 ACP
Dell Unix
DesktopBSD
Digital Unix
DragonFly BSD
Dynix
Dynix/ptx
ekkoBSD
Eunice
FireFly BSD
FreeBSD
FreeDarwin
GNU
GNU-Darwin
GnuppixGNU/Hurd-L4
HPBSD
HP-UX
HP-UX BLS
IBM AOS
IBM IX/370
Interactive 386/ix
Interactive IS
iOS 
iPhone OS
iPod OS
IRIS GL2
IRIX
Linux
Lites
LSX
Mac OS X
Mac OS X Server
Mach
MERT
MicroBSD
Mini Unix
Minix
Minix-VMD
MIPS OS RISC/os
MirBSD
Mk Linux
Monterey
more/BSD
mt Xinu
MVS/ESA OpenEdition
NetBSD
NeXTSTEP
NonStop-UX
Open Desktop
Open UNIX
OpenBSD
OpenDarwin
OpenServer
OpenSolaris
OPENSTEP
OS/390 OpenEdition
OS/390 Unix
OSF/1
PC-BSD
PC/IX
Plan 9
Plurix
PureDarwin
PWB
PWB/UNIX
QNX
QNX RTOS
QNX/Neutrino
QUNIX
ReliantUnix
Rhapsody
RISC iX
RT
SCO UNIX
SCO UnixWare
SCO Xenix
SCO Xenix System V/386
Security-Enhanced Linux
Silver OS
Sinix
Sinix ReliantUnix
Solaris
SPIX
SunOS
Triance OS
Tru64 Unix
Trusted IRIX/B
Trusted Solaris
Trusted Xenix
TS
Tunis
UCLA Locus
UCLA Secure Unix
Ultrix
Ultrix 32M
Ultrix-11
Unicos
Unicos/mk
Unicos/mp
Unicox-max
UNICS
UniSoft UniPlus
UNIX 32V
UNIX Interactive
UNIX System III
UNIX System IV
UNIX System V
UNIX System V Release 2
UNIX System V Release 3
UNIX System V Release 4
UNIX System V/286
UNIX System V/386
UNIX Time-Sharing System
UnixWare
UNSW
USG
Venix
Xenix OS
Xinu
xMach
z/OS Unix System Services
Acabei encontrando mais estas distribuições abaixo na internet, vejam como o Unix é popular.
ABCenix
ACIX
AD
ÆrieBSD
Altos System V
ARIX
AurOS
BKUNIX
BOS/X
C Executive
CLIX
Consensys Unix
Concentrix
ConvexOS
CPIX
Cromix
CX/UX
DC/OSx
DG/UX
DISTRIX
DNIX
Domain/OS
DRM System
DTIX
DVIX
ENIX
EP/IX
Esix SVR4
Eurix
FOR:PRO
FreeMiNT
FTX
Genix
HCR
Helios
HEP-UPX
HI-UX
IDRIS
INOS
LSX
LynxOS
MachTen
MacMach
MAXION/OS
MCS
Micronix
Microport SVR4
MicroPort Unix
Mimos
MMOS
MP-RAS UNIX
MST UNIX
Mulplix
Munix
NachOS
NCR Unix
NDIX
News-OS
NUXI
Oasis
ONIX
OPUS
OS 9
OS/MP
OSx
PCUNIX
PNX
QNIX
Regulus
RT/EMT
RTUX
SORIX
SOX
Sphinx
SPP-UX
Stellix
SUNIX
Super-UX
System B
Thix
TI System V
TNIX
Topix
TOS
Tropix
UHC Unix
Umax
Uniq
Unisis
Unity
UNOS
UTEK
UTS
UTX/32S
UX
UXP/DS
UZIX
VM/IX
VOLVIX
Xoftnix
Zeus
Para aqueles como eu que gostam de saber da evolução do Unix, segue o link que possui um chart em pdf com todo o processo evolutivo de um dos melhores Sistemas Operacionais do mundo.

fonte: http://blog.corujadeti.com.br/a-utilizacao-do-unix-dentro-das-empresas-nos-dias-de-hoje/