Patente da Apple mostra que telas táteis serão utilizadas para trabalhar com objetos 3D.
De acordo com o site AppleInsider, a Apple registrou uma patente que deverá trazer novas possibilidades em suas futuras telas touchscreen. Além do multi-touch, o display contará com um novo recurso para reconhecer ações executadas acima da tela.
A patente foi apresentada em julho de 2012 nomeada até o momento de "Trabalhando com objetos 3D". O documento descreve um sistema que detecta um objeto 2D na interface do usuário que pode ser “transformado” em 3D a partir de gestos feitos na superfície da tela do dispositivo – sem necessidade de toca-la, como fazemos atualmente.
Isso é possível porque o recurso utilizado será a capaz de detectar a localização dos dedos do usuário (há uma distancia pré-estabelecida, claro) através do próprio touchscreen e também dos sensores de proximidade presentes no futuro display. Com isso, o usuário poderia tocar na tela em um determinado objeto e “puxa-lo” pra cima provocando um efeito de extrusão – como é feito em desenhos no CorelDRAW para deixa-los em formato 3D, por exemplo.
Conforme destaca a fonte, se o recurso for implantado no iOS, a nova tecnologia da Apple poderia transformar um iPad em um dispositivo controlado por movimento híbrido (touchscreen é mouse), trazendo uma experiência de controle semelhante ao do Leap Motion, porém, integrada ao próprio aparelho.

Postado por: Aline Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário