quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Curiosidades Linux - 13° Semana

  1. Linus Torvalds desenvolveu o kernel do Linux enquanto estudava na Universidade de Helsinki em 1991.
  2. No ano passado, 75% do código criado para o Linux foi desenvolvido por programadores que trabalham em empresas privadas.
  3. Em dezembro de 2009 a IBM anunciou um novo sistema Mainframe desenhado para trabalhar com Linux.
  4. Os sistemas baseados em Linux encontram-se em 446 dos 500 supercomputadores mais potentes do mundo.
  5. 95% dos servidores que se utilizam nos estúdios de Hollywood para os filmes de animação rodam Linux.
  6. O primeiro longa-metragem de sucesso produzido em servidores Linux foi Titanic em 1997.
  7. James Cameron também escolheu servidores com Linux para produzir o filme Avatar.
  8. Os servidores de Google rodam sob Linux.
  9. Google contribuiu apenas 1,1% do código do atual kernel do Linux.
  10. Linux está-se estendendo rapidamente no mercado de smartphones e outros dispositivos eletrônicos dentro do mercado de consumo.
  11. Sistemas operacionais como Palm WebOS, Google Android, Nokia Maemo ou Samsung Bada foram desenvolvidos com base no kernel do Linux.
  12. Em 2009, as diferentes variantes de Linux conseguiram uma quota de mercado em servidores de 33,8% em frente ao 7,3% dos sistemas da Microsoft.
  13. Na área de computadores desktops ou portáteis o Linux só tem 1,02% de quota de mercado.
  14. Torvalds criou Linux para o projeto GNU sob licença GPL.
  15. Baixo a licença GPL, qualquer programador ou empresa que distribua o kernel do Linux deve proporcionar também o código fonte dentro do próprio pacote.
  16. Em 1994, um tal William Della Croce Jr. registrou a marca Linux nos Estados Unidos e começou a pedir royalties às diferentes distribuições Linux.
  17. Torvalds e seus advogados ganharam esta batalha em 1997 para recuperar o registro da marca Linux.
  18. Atualmente existem mais de 300 distribuições Linux ativas.
  19. Linux ganhou muita popularidade para além dos tradicionais programadores graças à distribuição Slackware, que era mais fácil de utilizar para os não iniciados na programação.
  20. Estima-se que em um meio de desenvolvimento comercial o código fonte do Linux custaria em torno dos 7,3 bilhões de dólares.
  21. A primeira distribuição comercial de Linux foi Yggdrasil, lançada em 1992 em formato Live-CD que rodava direto do CD.
  22. A analista IDC contempla que em 2012 as vendas de suporte para Linux superem 1 bilhões de dólares.
fonte : http://www.ndig.com.br/item/2010/04/algumas-curiosidades-que-voc-talvez-no-saiba-sobre-o-linux

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Curiosidade do Unix - 12ª Semana

Você conhece Xenin, o Unix da Microsoft?

O Xenin foi uma versão específica do Sistema Operacional Unix que a Microsoft pretendia usar em microcomputadores. A Microsoft comprou uma licença para utilizar o Unix da AT&T no final de 1979, e em agosto de 1980 anunciou que ela seria disponível para o mercado de microcomputadores de 16 bit, visando ser o sistema operacional principal já na versão 1.0

No início, a Microsoft não foi capaz de licenciar o próprio nome " UNIX", pois a mesma licenciou somente o código fonte, já que na época não era tão relevante o licenciamento do nome. Então a Microsoft deu a ele um nome original chamado Xenix




Com relação a vendas, a Microsoft não vendia o Xenix diretamente ao usuário final, ela licenciava o Xenix e suas integrações com o MS-DOS em formatos OEM's assim como a Intel, Panasonic e outras que também utilizavam o mesmo método na época.




Quando a Microsoft fez um acordo com a IBM para desenvolver o Sistema OS/2, ela perdeu todo seu interesse em promover o Xenix, pois outros caminhos já estavam sendo estratégicamente traçados(Projeto do Windows 2.0). E em 1987 a Microsoft vendeu sua licença do Xenix para a Santa Cruz Operation (SCO) que adquiriu os direitos exclusivos do Sistema Operacional Xenix e começou a distribuí-lo com o nome de SCO Xenix. Com esse acordo a Microsoft tornou-se proprietária de 25% da SCO.





No mesmo ano a SCO adaptou o Xenix para os processadores Intel 386, já na casa dos 32-bits. O Xenix em sua nova versão 2.3.1 introduziu o suporte a controladores SCSI e protocolos TCP/IP.

Mesmo após ter vendido a licença de seu Unix para a SCO, a Microsoft ainda continuou a usar o Xenix internamente, pois estava desenvolvendo o seu mais novo produto, um software para edição de textos com o simples nome: Microsoft Word for Unix.


Microsoft Word for Unix





Tentando avançar na década seguinte com uma força mais agressiva e melhorias de seu sistema operacional, a SCO em meados de 1989 ramificou o Xenix em SCO UNIX e sua última versão foi a 2.3.4.

Um fato ocorrido e muito curioso de toda essa história, que de acordo com o Setor de Projetos e Implementação de Sistemas Operacionais da Universidade de Berkeley, berço do BSD UNIX, curiosamente foi dito uma frase marcante: "O Xenix era provavelmente a versão mais difundida do Sistema Operacional UNIX, de acordo com a quantidade de máquinas em que ele funcionava"

fonte: http://tecnosolution.blogspot.com.br/2013/02/curiosidade-voce-conhece-xenix-o-unix.html

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Vantagens e desvantagens do sistema operacional Linux - 11ª Semana

Vantagem: Baixo custo
O Linux é baseado em software livre. Por isso, as empresas que distribuem o sistema não cobram pelo sistema em si, mas por serviços adicionais como publicação de manuais, suporte, treinamento, etc.

No caso do SuSE 9.3, distribuído no Brasil, o UOL comprou o programa pela Internet por R$ 64,80. É o valor dos CDs gravados, do manual que acompanha o produto, do suporte técnico oferecido e do custo de envio pelo correio.

Segundo Rafael Peregrino, editor da Revista Easy Linux, que encarta uma versão do SuSE 9.3 para o Brasil, a cópia e a distribuição dos CDs são permitidas -o que é uma das premissas do software livre.


Vantagem: Segurança
Qualquer instalação ou alteração do sistema, no Linux, requer a autorização do "usuário root", que é uma espécie de usuário especial do sistema. Com isso, dificilmente um vírus ou programa malicioso será instalado a não ser que você autorize, inserindo sua senha e nome de usuário.

Há ainda o fato de o sistema estar instalado em bem menos máquinas que o Windows, o que o torna menos visado pelos criadores de vírus.


Vantagem: Comunidade de suporte ativa
Fóruns, listas de discussão, wikipages, e-groups, sites... É grande a lista de recursos disponíveis na Web para resolver problemas relativos a Linux. De problemas básicos (como dificuldade para executar um tipo de arquivo) a dúvidas mais complexas, é possível encontrar respostas em comunidades de usuários de software livre online.

Em português, há o site Br-Linux.org, com notícias de Linux, tutoriais e fóruns, e o e-group SuSE Linux Brasil, em que usuários trocam informações sobre o sistema.

Desvantagem: Incompatibilidade com equipamentos
Muitos softwares que permitem o funcionamento de certos equipamentos (como o da impressora HP adquirida pelo advogado Fernando Cotelo; saiba mais) são feitos exclusivamente para Windows, o que pode dificultar muito o uso deles com o Linux.

Como o SuSE permite manter o Windows instalado, uma saída pode ser reiniciar o micro no ambiente Windows na hora de usar tais equipamentos. Há ainda os fóruns nos quais você pode compartilhar o problema com outros usuários e ver quais as soluções encontradas por eles. No caso da cópia do SuSE que instalamos em um notebook, o sistema não reconheceu corretamente o monitor. O problema foi resolvido, mas só depois de uma procura na Internet por informações técnicas do monitor.


Desvantagem: Formatos proprietários
Arquivos de áudio e vídeo nos formatos WMA e WMV, respectivamente, ligados ao programa Windows Media Player, da Microsoft, são dos mais usados na Internet. A TV UOL, por exemplo, transmite vídeos em WMV.

O Kaffeine, reprodutor de mídia que vem com o SuSE, é anunciado como uma alternativa ao tocador da Microsoft. No entanto, nos testes realizados pela redação (usando o navegador Firefox), não foi possível, de início, assistir a vídeos de páginas como os da TV UOL e da CNN, mesmo depois de instalada a atualização sugerida pelo manual.

A solução foi encontrada nos fóruns. Primeiro, instalamos a extensão do Firefox "MediaPlayerConnectivity", que permite assistir aos vídeos em uma janela separada. Depois de mais algum tempo consultando fóruns, decidimos baixar o reprodutor de mídia Mplayer -basta clicar, abrir e selecionar "Instalar com o Yast"- e o plugin "mplayerplug-in". Com isso, pudemos assistir aos vídeos na janela do browser, normalmente.


fonte: http://tecnologia.uol.com.br/especiais/ultnot/2005/08/18/ult2888u81.jhtm

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Vantagens e desvantagens do sistema operacional Unix - 10ª Semana

 O Unix é um sistema operacional baseado em linha de comando que foi desenvolvido em 1969. Apesar do Unix tradicional ainda ser largamente utilizado, há vários sistemas operacionais baseados nele, como Linux, Mac OS X e BSD. Existem vantagens e desvantagens para este sistema operacional, dependendo do usuário e do uso do computador.

Vantagem: Memória virtual

O sistema operacional Unix fornece um nível eficiente de memória virtual. Para o usuário, isso significa que é possível utilizar uma grande quantidade de programas, usando pouca memória física. O sistema consegue lidar com vários programas simultaneamente sem drenar seus recursos.

Vantagem: Caixa de ferramentas

O sistema operacional fornece uma grande coleção de pequenos utilitários e comandos que fazem tarefas específicas de forma muito eficiente, em vez de possuir muitas opções especiais, porém inúteis. O Unix age como uma caixa de ferramentas bem abastecida, em vez de tentar fazer tudo ao mesmo tempo.

Vantagem: Personalização

O Unix consegue unir diversos utilitários e comandos em um número ilimitado de configurações, para realizar uma série de tarefas complexas. Este sistema operacional não está limitado a uma série de menus e combinações pré-configurados, como a maioria dos sistemas operacionais mais comuns.

Vantagem: Portabilidade

O Unix está disponível para diversos tipos de computadores, de forma que ele é um dos 
sistemas operacionais mais portáteis que existem. O Unix roda em computadores PC e Macintosh, além de muitos outros tipos.


Desvantagem: Interface

A interface tradicional do sistema operacional Unix é baseada em linha de comando, e essa interface pode ser hostil ao usuário casual. O Unix foi feito para ser usado por programadores e usuários experientes. Há uma interface gráfica, mas a interface tradicional é apenas por linha de comando.

Desvantagem: Comandos especiais

Os comandos usados na interface de linha de comando geralmente usam nomes complexos, e não informam o usuário do que estão fazendo. Muitos comandos da interface Unix precisam usar caracteres especiais, e pequenos erros de digitação que normalmente seriam insignificantes podem ter efeitos grandes e inesperados em computadores Unix.
Desvantagem: Assustador para os iniciantes

Enquanto a grande quantidade de utilitários do Unix pode ser um benefício ou vantagem para muitos usuários, pode ser assustador para os iniciantes. Não é um sistema operacional simples, e os novatos podem ficar assustados e confusos.



fonte: http://www.ehow.com.br/vantagens-desvantagens-sistema-operacional-unix-lista_32270/